domingo, 10 de junho de 2012

Ride to Work Day



O primeiro 'Ride to Work Day' (dia de ir de moto para o trabalho) realizou-se, quase por brincadeira, em Julho de 1992, nos Estados Unidos, depois de um desafio lançado pelo jornalista Fred Rau no editorial da revista americana Road Rider, aproveitando o mote dado por uma frase numa t-shirt: 'ride to work, work to ride'.

Seria um dia específico em que toda a gente que tivesse moto, e que por uma ou outra razão não a usasse todos os dias, a usaria para ir para o trabalho. A ideia pegou e esse dia passou a ser um acontecimento anual, que entretanto se alastrou um pouco por todo o mundo, e transformou-se mesmo numa organização não governamental e sem fins lucrativos.

O Ride to Work Day é realizado em todo o Mundo na terceira segunda-feira de Junho, ou seja o próximo é no dia 18. O objectivo é simples: toda a gente que tem moto ou scooter deve usá-la nesse dia para ir para o trabalho. Em Portugal não existe uma representação oficial do acontecimento, mas nada impede que os motociclistas nacionais se juntem ao movimento.

Há quem por motivos vários não pode usar a moto todos os dias como meio de transporte, mas no próximo dia 18 de Junho, larguem o carro e o passe social, arranjem alternativas para a entrega/recolha/distribuição das crianças pela escola/avós/infantários e toca a usar a moto/scooter para ir trabalhar.

O objectivo do Ride to Work Day é demonstrar:

O número de motociclistas ao público em geral e aos políticos.
Que os motociclistas vêm de todos os estratos sociais e profissionais.
Que os motociclistas podem reduzir o trânsito e o congestionamento no estacionamento das cidades.
Que as motos são um meio de transporte e de lazer.
Que as motos são socialmente boas.
Para aqueles que usam a moto todos os dias será... um dia normal, mas com mais motos a partilhar a estrada.

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